25.4.07

ai ai














nota-se uma certa falta de coragem para iniciar estudos que não o harry.
assim como assim o harry é só para dezembro e como consegue ser verdadeiramente incompreensível não nos sentimos obrigados a perceber.
assim como assim o harry não tem aquela pressão de ficar a saber JÁ e muito menos aquela má disposição que antecede as orais em que somos claramente "carne para canhão".

imagem do documentário os respigadores e a respigadora

21.4.07

Sábado

hoje, como é costume, o harry foi trocado pelo futebol. apanhei uma abada monumental, mas valeu a pena mesmo assim :).
é verdade, aproveito para anunciar que durante as próximas semanas, o harry vai estar em banho-maria, pelo menos até à conversa com o "sr. todo poderoso"... (ñ, ñ é com o Jim Carrey...)

15.4.07

Hoje








9º - Ao que parece: El laberinto del Fauno
Será hoje, uma qualquer descoberta suspeita do Dr. Pires.

Sessões de DVD

Pelas minhas contas, no dia 28 de Janeiro começaram a sério as sessões de dvd, aos domingos à noite, em casa do Dr. Pires.
Afluência mais assídua: Dr. Pires, Dra Menezes, Dr. Izzy e
Dra Patrício.
Respeitosos "colegas" (isto é tão foleiro!) deram o ar da sua graça.
A escolha é sempre, mais ou menos, em cima da hora, de acordo com a videoteca.
Todas as opiniões aqui referidas são de inteira responsabilidade da sua autora.
A ordem não foi exactamente a apresentada mas não há memória que por aqui chegue.













1º - Scoop: Nesta sessão fui altamente gozada pois compareci ainda que tivesse acabado de sair da sala de cinema onde havia visto o dito filme. Bom filme!
2º - Syriana: É sempre bom ver na TV um filme em que ficamos contentes por não nos ter dado para ir vê-lo ao cinema (com o pagamento devido). Fritámos o cérebro e não percebemos coisa nenhuma.














3º - Os filhos do homem: E continuámos num filme bem foleiro.
4º - Pecados íntimos: Sem dúvida um filme melhor, em que as personagens oscilam entre criar-nos simpatia ou pura irritação. Entre os presentes há quem o descreva com bem mais (!!) entusiamo do que eu.














5º - American Splendor: Um filme com uma ideia original, que enfim... fica a sensação de que as nossas vidas são espectaculares em comparação com aquilo :)
6º - Little Miss Sunshine :) bem... é assim que se chama para os adeptos deste filme (vocês deixam as vossas opiniões em comentário, sim ;) . Para mim, que faltei à sessão (pois, na minha humilde opinião, tive a burrice de ir vê-lo ao cinema antes) acho que a espectacular tradução para português: uma família à beira de um ataque de nervos, foi um aviso perfeito do tipo de filme que é.














7º - Requiem for a dream: Foi para mim o melhor filme até agora!
8º - Bad Santa: O último filme que vimos que goza bem com o Natal nos EUA.


Pontualmente a sessão começa com uns episódios avançados do nosso maior inspirador (a seguir ao Harry, claro está)...

13.4.07

tenho orgulho



num blog da especialidade (esta dos amigos do harry) revivi este momento. que é muito bom!!
reparem bem nas "vacas" lá atrás :)
estamos de fim-de-semana!!


(confesso que me lembra os discursos do tenho orgulho-orgulho-orgulho em estudar medicina, medicina!;)

10.4.07

Coisas que não vem no Harrison

Hoje em plena consulta de Cirurgia Hepato-biliar:


Médico: Então Dona Maria (nome fictício de uma senhora na casa dos 50, 60 anos no máximo) tou aqui a ver no seu processo (tipo mega-processo....fascículos A-L, o resto está perdido algures noutros locais do hospital) que tem um nódulo no fígado há já algum tempo. Não encontro é o relatório que diz que tipo de nódulo é.
D. Maria: Ah...sim, Doutor. É verdade. É verdade.
Médico: Então e sabe-me dizer que tipo de doença, que tipo de nódulo, o que é que lhe disseram que tinha?
D. Maria: Ahhh, sim...acho que diz que era um nódulo hepático.
Médico: Pois, isso eu sei.


De quem é a culpa? Da doente não é, claro. Do médico também não me parece que seja. Ora aí está! é do processo! Qual Enciclopédia Luso-brasileira, que contempla todos os passos que a D. Maria fez nos últimos 30 anos. Uma biografia espetacular. Desde o papelinho da marcação da 1ª consulta de há 20 anos atrás (que já está a perder cor...a virar para aquele verde-azulado- é já um histórico) até à exaustiva repetição dos valores das análises realizadas em 1988 aquando de uma vinda à urgência (às antigas urgências ainda), passando por uma meia resma de papel quase papiro (tal o estado de decomposição) com hieroglifos ilegíveis (diz que processo é tão antigo e tão completo que até tem relatos em egípcio- fantástico).

Um pouco exagerado, ok. Mas com qualquer coisa de verdadeiro.
Ah...a parte da meia resma foi arredondamento por defeito. Juro. Ele há cada um.

Apontamento

Quimioterapia na Leucemia mielóide crónica:
A homo-harringtonina (HHT)
é um alcaloide vegetal derivado de uma árvore, Cephalotaxus fortuneii sp. harringtonii .

As saudades que eu tinha do harry!
(com frequência penso, durante o capítulo hematologia, "febre! febre! convulsão! convulsão"... é quando letras, números, diferentes alfabetos surgem desordenadamente e incompreensivelmente. "socorro! socorro!")

6.4.07

"Os mísseis não atingiram o alvo, mas isto é um pormenorzinho..."

ponto 1: harry, já nem sei onde o enfiei... :)
ponto 2: sem a dra patrício por cá, aqui o blog anda mto parado... 1 dia inteiro passou sem nenhum post...
ponto 3: o problema do ponto anterior hoje já não se coloca :)
ponto 4: o título não tem nada a ver, mas gostei da frase.
ponto 5 (e último): decidi que merecemos um prémio por todo o árduo trabalho até agora:

3.4.07
















Andava eu à pesca de motivação, e encontrei o seguinte:

Leitura sobre rodas

Arranjei a solução perfeita para incentivar o país à leitura: criar um subsídio a quem lê nos transportes públicos.
Se um gajo estiver a ler António Lobo Antunes no comboio, só paga dez por cento do bilhete. Quem quiser um desconto de 80 por cento nos passes sociais tem de ler o conjunto completo das obras de Agustina Bessa Luís. Se conseguir ler Saramago sem tropeçar nas vírgulas tem direito a descontos especiais no Metropolitano. Se for capaz de declamar um soneto de Camões num autocarro pode até viajar de borla durante duas semanas.
Claro que para esta medida resultar os picas têm de ser professores universitários licenciados em Língua Portuguesa – só assim se avalia correctamente os passageiros. Se um passageiro for apanhado a ler os artigos do José Castelo Branco no 24horas, pimba! Paga logo multa. É como se estivesse a viajar sem bilhete.
Que implementem estas regras rapidamente, e com firmeza. A sério. Sem medo. Como diz um amigo meu quando chega atrasado, «o homem põe e o comboio dispõe».

from bitaites

Depois de ler isto fico a pensar qual o prémio merecido por ser apanhado a ler o harry nos transportes públicos. Aceitam-se propostas.;)

Boas vindas a Cuba!



Buena Vista Social Club, claro!
Com antecedência, mas cá fica.

2.4.07

Algoritmo Barcelona



Até dia 9 dedicar-me-ei a outros estudos.

1.4.07

me VS "o gajo"




5a feira passada decidi deixar-me desta cena de contabilizar o meu trabalho pelo número de páginas lidas. Pensei 1 pouco e cheguei á conclusão que teria de comparar a minha produtividade (há que usar as palavras da moda...) com a de alguém que estivesse +/- ao nível dos srs autores deste blog. Pensei + um pouco e, de quem é que me fui lembrar?, de DEUS, óbvio. ele criou a terra em 6 ou 7 dias, vamos comparar o fizemos nos primeiros 3.

sendo assim, segue-se o relatório de actividades de sexta (D1) até hoje (D3).


D1

Deus: "1-2 Quando Deus começou criando o firmamento e a Terra, esta era de início um caos e como uma massa amorfa, com o Espírito de Deus planando sobre os vapores que enchiam as trevas. 3-4 Então Deus disse: "Haja luz". E a luz apareceu. Deus ficou satisfeito e demarcou o aparecimento da luz em relação à escuridão. 5 Ao tempo durante o qual a luz brilhou chamou-lhe dia, e à escuridão noite. Essa sequência formou o primeiro dia."

Eu: levantei próximo do almoço (que eu tive de fazer), e não fiz + nada o resto do dia.

D2

Deus: "6 E Deus disse: "Que os vapores se separem, deixando que haja uma atmosfera acima da Terra, e águas na sua superfície". 7-8 Foi assim que Deus formou o firmamento e que separou as águas que estão na Terra das que se encontram na atmosfera. Tudo isto aconteceu no segundo dia."

Eu: joguei futebol (e ganhei).

D3

Deus: "9-10 E disse mais: "Que as águas à superfície da Terra se juntem, formando mares e oceanos, deixando aparecer a parte seca". E assim foi. A essa parte seca emergindo de entre as águas chamou-lhe terra, e às águas mar. E Deus ficou satisfeito. 11-12 Disse Deus: "Que a terra produza toda a espécie de vegetação: plantas que dêem sementes, árvores que produzam frutos, frutos que contenham em si mesmos as sementes de acordo com a espécie donde vêm". E assim foi. Deus viu que tudo isso era bom. 13 Estas coisas deram-se ao terceiro dia."

Eu: vi o jogo do SLB, Glorioso, benfica, maior clube do mundo... (como quiserem, ñ sou esquisito)

Conclusão

Deus não esteve mal, mas sejamos sinceros, o gajo é omnipotente, podia ter despachado esta tralha toda em meia horita... q fez ele nestes 3 dias? se se distraíu a olhar prás gajas está desculpado.

Eu, resumidamente, não fiz um cú desde 5a-feira. Mas como tenho andado a olhar prás gajas também estou desculpado.

ps: ahh, é verdade, esqueci-me que estou em cuba. Claro que assim ñ posso fazer nada.

Hoje...

Sentei-me ao sol a fazer tempo.
Entreguei o meu moleskine e o mapa de Barcelona a um amigo para que ele pudesses escrever, riscar, desenhar... seguirei os conselhos, principalmente os menos turísticos!!
Acabei um livro.
Li meia página de harrison.
Irritei-me com a música do café e fui embora (nem com o mp3 aos berros deixava de ouvir a frenética espanholada lá atrás)
Jantei só sopa (preguiiiiiiiiiiiça!).
Comprei um dvd (caso único!) e vi-o.

Li meia página de harrison... e não me arrependo.
Bem... só um pouco algures se aloja o peso de consciência.
Mas se há coisa em que sou um prodígio é em arranjar alternativas muito justificadas ao estudo :)

Isto é Serviço Público

E perguntam vocês...o que é o mítico teste do guáiaco que volta e meia aparece no Harrison?
Vendo bem, até que o nome está bem para o que serve...lol



Informação retirada também ela de uma bela página brasileira:
(lá para o final do ano somos gajos pa falarmos com sotaque...quem sabe?)


"O teste de guaiaco (Feca-Cult, INLAB), utilizado desde 1967 para uso doméstico no monitoramento de sangue oculto nas fezes, baseia-se na atividade pseudoperoxidase que a porção da hemoglobina exerce, causando a oxidação de um composto fenólico (ácido alfa guaiacônico) pela ação do peróxido de hidrogênio da solução de desenvolvimento e formando uma estrutura quinona. Esta reação química torna-se visível através do aparecimento da cor azul ou azul esverdeada dentro de 30 segundos, se o sangue oculto estiver nas fezes.
O Feca-Cult tem como característica um papel de filtro para eletroforese especial impregnado com guaiaco, e desde que o guaiaco não esteja em solução, ele permanecerá estável indefinidamente.
O teste é útil no diagnóstico das lesões da mucosa do trato digestivo, desde lesões do esôfago e estômago até patologias do cólon. O exame é usado como triagem no diagnóstico precoce do câncer do cólon em indivíduos acima dos 40 anos."

Aí está ele...o belo teste do guáiaco: