31.8.07

-3



Uma semana a sério, depois de 3 semanas de +/- férias.
O percurso foi Praia de Quiaios, Praia da Barra, Biblioteca dos HUC... sempre a subir!!!

Basicamente foi assim:

  • sair da cama, pequeno almoço, viagem até às catacumbas dos HUC.
  • sentar, estudar um bocado.
  • café
  • sentar, estudar mais um bocado.
  • almoço (em pé... "1a sopa e sandes de...")
  • sentar, estudar outro bocado...
  • "está na hora de arrumar"
  • viagem até ao IBILI.
  • sentar e estudar mais um bocadinho (bem pequenino mesmo).
  • lanche
  • choupal
  • jantar (sentado!!)
  • sofá
  • cama :)
Não foi mau. Só gostava de me ter sentado algumas vezes ao almoço. (um dos objectivos da próxima semana).
E estou de fim de semana (enfim, uma espécie de fim de semana...)

Hmm...

...epá...reparei agora aí na barra de lado: Agosto foi, de todos os meses até agora, aquele em que foram escritos menos posts por aqui. Quererá isto dizer já alguma coisa? Primeiros sinais de stress pré-trauma...quem sabe?:) Sim, porque férias...

O "Emaranhado" da Coagulação, etc...


PRÉ-AVISO (concordante com a reflexão de qualquer leitor sadio, espero eu):
Ohh não!!!!...não posso crer que este gajo fez um post sobre a cascata da coagulação...

AVISO: O post que se segue é MESMO sobre a cascata da coagulação. Temos pena.

PÓS-AVISO: É permitido chamar toda a espécie de nomes a este estranho fenómeno que nos obrigam a estudar...e até vale deixar aí sugestões de títulos mais adequados..."cascata", pfff....

Mas adiante.


Há coisas que por mais que olhemos para elas parecem-nos sempre estranhas. Exemplo mais que ilustrativo: este fenómeno transcendente a que chamam "cascata da coagulação".
Ainda sobre este propósito, 2 reflexões:

Reflexão n.1: uma cascata devia ser uma coisa bonita. As cascatas do Iguaçu, Victoria Falls, etc. Vá, não existem assim muitas e, por isso, as poucas que existem há que dignificá-las.
Sugiro pois que chamemos tão extravagante fenómeno antes de: "o emaranhado da coagulação", "a bexigosice da coagulação" ou mesmo "o rodilhão da coagulação". Fico-me por estas e parto do príncipio que não podemos chamar nomes feios a estas coisas...o respeito pela Mother Nature fala mais alto: sim, eu tenho muito.
Ficam as minhas sugestões. Entre as 3 que citei, confesso que tenho muita dificuldade em escolher alguma. Mas como reservo carinhosamente o termo "bexigosices" às lesões cutâneas e outras "cascatas" que tais da Dermatologia, acho que ficaria mais inclinado para as outras duas.

Reflexão n.2: há indivíduos incríveis mesmo. Quem é que dedicou uma vida (para não dizer mais que uma semana-hmmm....isso talvez até nós dediquemos) a estudar isto?
Merecia não 1, não 2, não 3, antes os Nobeís todos da Medicina...e arruma-se já a questão porque, dificilmente, alguém fulminará a cabeça com uma coisa destas nos próximos 300 anos.


P.S: Depreende-se deste post que não sou grande fã de Hematologia. É bonito sim senhor, mas isto da coagulação...do género: "olhe, diga-me lá tudo o que sabe sobre fisiologia, fisiopatologia da coagulação e mais o que vier à cabecinha no final (se lá chegar...), fritaria o juízo até ao tipo mais pacífico que ande por aí...qual menino Jesus, qual Gandhi...

Ahh...mas entre isto e Dermato, definitivamente isto. Mas vá, voltemos à doce realidade...vou até ali continuar a minha "batalha" contra Saúde Pública.

16.8.07

Superstições

Uma zanga.
Depois um jantar, um longo passeio pela Figueira com direito a gelado.
Uma viagem animada.
Chegados a casa o Dr. Izzy disse: "Agora era depois de 1h30 de estudo ir à praia"
E a Dra Patrício (fazendo jus à reclamação da tarde) acrescentou entusiasmada "SIM! E levamos minis".
E assim foi. Lá para as 1.35 da manhã 3 recém licenciados saíram de casa em direcção à praia, no saco 3 minis e pistachios.
Dra. Patrício viu uma estrela cadente.
Dr. Pires viu uma estrela cadente.
Dr. Izzy mandou vir porque não via nenhuma e ainda para mais "isso dá direito a desejo". E pronto... lá viu uma e gritou muito alto "EU VOU TER 20 NO EXAME!!!" E logo se virou para nós com cara de terror - "Ai!! Não é 20 é 100, é 100!!!" disse convicto virado para o céu.
A ver vamos se o emendo serve... eu não confio muito, que isto com estrelas cadentes não se brinca.

(intervalo para fotos, videos, risadas e quedas)

Voltámos às estrelas e Dra. Patrício disse: - "Agora o primeiro a ver uma estrela cadente vai entrar na especialidade que quer." E olhámos. Olhámos. Atentos. Atentos.

NADA. ENORME SILÊNCIO escuro.

E sem tirar os olhos do céu começámos a dizer que aquilo não era nada bom sinal.
Não era mesmo.
Dra. Patrício começou a maldizer os céus a dizer "Que coisa, também não é preciso uma nota assim tão alta!!". E mais uma frase de refilice e VOiLÀ!!!!
A feliz contemplada foi mesmo a Dra. Patrício. Que prometeu não estudar mais, uma vez que tal deixou de ser preciso.

Só continuará a estudar por solidariedade :)
(quem dera ser supersticiosa mesmo...)

Errata


Na página 1900 do Harry onde diz:

"Os primeiros sinais de encefalopatia hepática podem ser sutis e inespecíficos - alterações no padrão do sono, mudança de personalidade, irritabilidade, e lentidão mental",

deve-se ler:

"Os primeiros sinais de estudar harry podem ser sutis (é mesmo sutis...lol) e inespecíficos - alterações no padrão do sono, mudança de personalidade, irritabilidade, e lentidão mental"

14.8.07

Homenagem ;)


Esta é uma lagoa da Tocha, e fomos lá com aqueles que motivam este post.
Essas duas pessoas são, nada mais nada menos que, aqueles que mais nos visitaram aqui em Quiaios.
Eles foi chegar num domingo depois do almoço mesmo quando nos preparávamos para começar o estudo. – “Vamos jogar volei?” E lá estivemos até ao pôr-do-sol.
Eles foi levar-nos a jantar fora e para os copos na praia da Tocha.
Eles foi voltarem para jogar volei mais duas vezes.
E nós… bem… NÓS NÃO SOMOS MESMO CAPAZES DE LHES RESISTIR!!!!
(nem queremos!:)

Um ééééééééééééferriiiiiÁ à Rita e ao Luís!!!

… que por sinal já estão a caminho para um churrasco, mas desta vez a Mariana, o Beto, a Clarinha e o Carlos também vêm!

Casa cheia para as despedidas.

5.8.07

A vida em Quiaios



O balanço da vidinha por aqui ao 5º dia de estadia.

O que se passa em Quiaios:
- alvorada pelas 8.45-9h
- pequeno-almoço e café matinal (viva a máquina da D.Adriana...café "meio-mijoca" às vezes mas vai dando "pós" gastos)
- 2-2h30 de estudo matinal
- praia
- confecção do almoço
- mais 500 mg de cafeína orais
- mais um bólus de Harrison i.v. até perto das 17h30
- b-e-a-c-h
- nova confecção
- reforço de cafeína (há quem tenha medo de ficar agarrado e tenha algum receio em tomar mais esta dose...outros como eu já não tem volta a dar e ressacam compulsivamente se não a tomarem...)
- passeio [e que belos sítios há em Quiaios para um tipo conhecer...)/estudo (vá, vamos ser sinceros, à noite só foi mesmo um dia)/TV/DVD´s sessions (o PES ficou por casa...que pena! :( ]
- repouso na posição horizontal (há quem prefira dormir no sofá... ;))


Ok...o que não se passa em Quiaios:
- gente (há pouca gente mesmo...isto para quem sofre/ou para quem quer vir a sofrer de agorofobia é o paraíso :), ou não tivéssemos nós um dia destes passado pela Figueira by night e achado aquilo uma meltdown...qual New York em hora de ponta...
- ligação kanguru 3G. Não, não há...nunca houve mesmo e quem sabe nunca venha a haver. Também com o raio da Serra (é muito linda e tal) mas aqui não chega nem um raiozinho de rede, pelos vistos. Para acessar ao e-mail demoramos uns bons 20min (na melhor das hipóteses, claro está). Por falar nisso, este post demorou exactamente 3 dias 19 horas e 33 minutos a ser escrito...lol. Vá, não foi isso mas quase.
- água assim quentinha ou vá, em modos-de-um-gajo-poder-molhar-qualquer-parte-do-corpo (com prazer, vá lol). Ou a putalhada anda distraída a fazer castelos na areia enquanto podia estar na águinha (a saborear as ondinhas e não só) ou esta treta não há volta a dar, e praia aqui é sempre a mesma coisa: Sol, calor e muita coragem e confiança se te fazes à água há-outras-coisas-em-que-se-vê-a-virilidade-de-um-tipo e sempre-ouvi-dizer-que-os-homens-não-se-medem-aos-palmos lol.
- Ahhhh...lembrei-me agora, carros naquela que dizem ser a marginal ou avenida cá do sítio (e que por isso deveria ser movimentada, não? lol)...é que há dias em que damos por nós a atravessar aquilo de olhos fechados a coçar o resto da areia presa ao cabelo ou a pensar nos dias que se seguem... :)

Balanço final: Podia haver fogo de artifício e caírem confétis do céu (como quem diz para que isto podia ser um bocadito mais animadito...), mas o sossego tem alturas em que até é bem-vindo porque a malta quer é ter calminha hipotalâmica também :).

P.S. : Aí na foto..."tamos muita bem", não estamos? O bronze não é assim nada de outro mundo ainda (há quem ande mais pelos espectros do vermelho...lol) mas a técnica da foto pelo pescoço nunca falha...

1.8.07

É JÁ AMANHÃ!!!



É já amanhã que sabemos se somos licenciados ou não!
Mas mais importante, bem mais importante ;) é que amanhã a equipa de redacção vai estar aqui: Quiaios.