31.8.07

O "Emaranhado" da Coagulação, etc...


PRÉ-AVISO (concordante com a reflexão de qualquer leitor sadio, espero eu):
Ohh não!!!!...não posso crer que este gajo fez um post sobre a cascata da coagulação...

AVISO: O post que se segue é MESMO sobre a cascata da coagulação. Temos pena.

PÓS-AVISO: É permitido chamar toda a espécie de nomes a este estranho fenómeno que nos obrigam a estudar...e até vale deixar aí sugestões de títulos mais adequados..."cascata", pfff....

Mas adiante.


Há coisas que por mais que olhemos para elas parecem-nos sempre estranhas. Exemplo mais que ilustrativo: este fenómeno transcendente a que chamam "cascata da coagulação".
Ainda sobre este propósito, 2 reflexões:

Reflexão n.1: uma cascata devia ser uma coisa bonita. As cascatas do Iguaçu, Victoria Falls, etc. Vá, não existem assim muitas e, por isso, as poucas que existem há que dignificá-las.
Sugiro pois que chamemos tão extravagante fenómeno antes de: "o emaranhado da coagulação", "a bexigosice da coagulação" ou mesmo "o rodilhão da coagulação". Fico-me por estas e parto do príncipio que não podemos chamar nomes feios a estas coisas...o respeito pela Mother Nature fala mais alto: sim, eu tenho muito.
Ficam as minhas sugestões. Entre as 3 que citei, confesso que tenho muita dificuldade em escolher alguma. Mas como reservo carinhosamente o termo "bexigosices" às lesões cutâneas e outras "cascatas" que tais da Dermatologia, acho que ficaria mais inclinado para as outras duas.

Reflexão n.2: há indivíduos incríveis mesmo. Quem é que dedicou uma vida (para não dizer mais que uma semana-hmmm....isso talvez até nós dediquemos) a estudar isto?
Merecia não 1, não 2, não 3, antes os Nobeís todos da Medicina...e arruma-se já a questão porque, dificilmente, alguém fulminará a cabeça com uma coisa destas nos próximos 300 anos.


P.S: Depreende-se deste post que não sou grande fã de Hematologia. É bonito sim senhor, mas isto da coagulação...do género: "olhe, diga-me lá tudo o que sabe sobre fisiologia, fisiopatologia da coagulação e mais o que vier à cabecinha no final (se lá chegar...), fritaria o juízo até ao tipo mais pacífico que ande por aí...qual menino Jesus, qual Gandhi...

Ahh...mas entre isto e Dermato, definitivamente isto. Mas vá, voltemos à doce realidade...vou até ali continuar a minha "batalha" contra Saúde Pública.

Sem comentários: